Imagem capa - Para ler antes da maternidade por Karina Ferreira Frias

Para ler antes da maternidade

Outro dia estava pensando no que eu gostaria de ter lido antes da maternidade chegar. Bom, vamos lá...

1- Seja gentil com você. Nos dias tranquilos, claro. Mas principalmente nos dias difíceis. 

2- Acredite no seu maternar mesmo quando você tiver dúvida. Ninguém sabe o que é melhor para o seu filho do que você mesma. Por mais que todas em volta pareçam estar nadando em conhecimento materno, todo mundo está tentando como você. Por isso, continue a nadar. 

3-TUDO passa. As noites mal dormidas e a bagunça. Mas também passam as gargalhadas gostosas e o som dos pezinhos correndo pela casa.

4-Nunca diga nunca. Seu filho provavelmente irá dar chilique no shopping, vai pedir para assistir TV e em algum momento comerá doce. 

5-Filtre os comentários. Saiba abraçar com amor os que te ajudam e recusar educadamente os que te atrapalham. Não deixe que eles tragam insegurança (se tiver dúvida leia de novo o item 2).

6- Não esqueça de você. A vontade se doar para os filhos é tão grande que muitas vezes nos colocamos de lado. Se dedique a maternidade, mas viva a SUA vida. Se coloque na agenda. Ouça suas músicas, trabalhe com o que gosta, faça coisas que te dão prazer. 

7-Use e abuse do bom humor. Ria! Dos erros e acertos. Ensine seus filhos a rirem de si mesmos. Isso traz leveza para a vida de vocês. Mas se permita lavar a alma quando o cansaço ou a insegurança bater. 

8-Divirta-se! Desperte sua criança interior. Vá no balanço, pula na cama elástica, pinte, beije, abrace, diga que ama. 

9-Na dúvida, dê colo. Um dia você acorda e descobre que eles já não se interessam mais em se aninhar nos seus braços.

10-Foque no vínculo. Mais do que lancheiras saudáveis e estímulos sensoriais, seu filho  precisa sentir que pode  contar com você. Vínculo não é aleitamento materno, e nem ser paciente 24h. Vínculo é olhar nos olhos, cuidado, mostrar que se importa. É acolher. Vínculo é amor.

Texto da leitora: @filhosemquadrinhos 

Coautora: @maeforadacaixa