Imagem capa - Primeiro corte de cabelo do bebê por Karina Ferreira Frias

Primeiro corte de cabelo do bebê

Muitos pais têm dúvidas sobre o momento certo de aparar as madeixas de seus bebês, mas a verdade é que não existe uma regra. Não há uma idade adequada para fazer o primeiro corte, tudo depende da quantidade de fios e da velocidade que os cabelos crescem, também deve-se considerar se o cabelo já começou a embaraçar ou cair nos olhos. Quando o cabelo começar a incomodar é sinal de que está na hora de aparar.

Contudo, é indicado esperar pelos três ou quatro meses de idade, pois o bebê já estará com a imunidade fortalecida para visitar ambientes mais movimentados. Alguns pais também preferem esperar até que o bebê tenha um pouco mais de firmeza e consiga manter a cabeça erguida ou se sentar sozinho, mas a mamãe ou o papai sempre podem servir de apoio e segurar o bebê, se não for o caso.

É importante que os pais entendam que, apesar de não compreenderem completamente o que está acontecendo, este é um momento novo e significativo para seus filhos. A presença e apoio deles  é essencial para trazer segurança e conforto aos pequenos. Além de ser uma aventura que vale a pena viver em família.

Antes de escolher o local para fazer o corte do seu bebê, certifique-se de comprovar a profissionalização e qualificação do profissional para cortar cabelos de bebês e crianças, avalie a higienização do local e a paciência, cuidado e carinho com que os profissionais tratam as crianças. O profissional que fará o corte tem uma influência muito grande em como o seu neném reage à situação.

Alguns bebês podem ficar agitados em ambientes e situações novas, se for levá-lo ao salão, chegue antes do horário marcado, lhe apresente o espaço e o cabeleireiro que fará o corte, deixe seu neném ver o profissional cortar o cabelo de outras crianças, isso estimula a curiosidade e diminui o receio e o medo do inesperado.

Também vale a pena apresentar seu filho ao corte de cabelo através de livros ou historinhas, para eles começarem a perceber o corte de cabelo como algo normal. Conversar com os bebês sobre o processo e sobre como seria divertido ter um novo penteado também auxilia na aceitação e estabelece uma percepção de lazer à nova atividade.

Tivemos o prazer de registrar esse momento tão especial para a família do Josué, o primeiro corte de cabelo desse lindo.