Imagem capa - A sensação da ultrassom por Karina Ferreira Frias

A sensação da ultrassom

O ultrassom é um método de exame feito na primeira visita ao médico. Ele confere a saúde do bebê e seu crescimento ao obter imagens da condição materno-fetal. A tecnologia de ultrassom é muito avançada e há vários tipos disponíveis, assim como diferentes tipos de sondas e formas de exibição de imagens.

Cada mês é uma ansiedade para a mamãe ver se o bebê está bem, escutar o coração, e sentir mil emoções dentro de um aparelho pequeno, mas tão grande ao mesmo tempo. 

Em um ultrassom de 3D ou 4D, a imagem do bebê aparenta ser bastante real. É difícil acreditar que seja uma imagem de dentro do útero. Mas qual o propósito de se ver o bebê dentro da barriga?

Primeiro, ele permite que o médico confira a condição do útero e dos ovários da mãe. Durante a primeira visita, este exame é essencial para que se possa tomar decisões importantes, caso se descubra que há algum problema na gestação ou se os ovários apresentam anormalidades. 

O primeiro objetivo é conferir se o bebê está crescendo adequadamente. Também pode descobrir se são gêmeos e se o bebê está na posição certa, como também pode medir o chamado "comprimento cabeça-nádega", usado para determinar a data de nascimento, bem como outras medidas detalhadas.

Poder ver o bebê na barriga com um ultrassom é algo mágico. É o primeiro momento em que a mãe conhece o bebê. Ele é muito útil para despertar a maternidade nas pessoas. Se você conseguir uma foto do exame, mostre para toda a sua família imediatamente.

Queremos ver as gravidinhas de plantão por aqui. Como foi a sua primeira ultrassom? Conta pra gente!