Imagem capa - Cinco alimentos que não podem faltar no prato das Gestantes! por Karina Ferreira Frias

Cinco alimentos que não podem faltar no prato das Gestantes!

Uma saúde é fruto de vários fatores. Exercícios físicos regulares, uma noite de sono tranquila. E claro, uma alimentação balanceada. Estudos apontam que alimentos naturais são forte aliados na prevenção de doenças, como o Mal de Alzheimer.

Frutas vermelhas, como morango, amora, uvas e framboesa são ricas em compostos antioxidantes e anti-inflamatórios. São substâncias que protegem o cérebro contra os danos do envelhecimento. O consumo se mostrou eficiente na redução do estresse oxidativo e na inflamação do cérebro em roedores idosos. Em homens e mulheres, doses diárias de suco de uva ou mirtilo mostraram ganhos em memória.

Amendoim é rico nas gorduras boas, vitaminas e minerais ao cérebro. Na sua casquinha há uma substância chamada resveratrol, que atua de forma muito forte contra o Alzheimer, Parkinson e até tumores cerebrais.  Também é achado em vinhos e no suco de uva.

A gravidez exige cuidado redobrado com a alimentação, já que não podem faltar nutrientes para a mãe e o bebê. A seguir, conheça os cinco alimentos que devem fazer parte do cardápio das gestantes:

1.  Leite e Derivados: Ricos em cálcio, o leite e seus derivados estão relacionados com a formação de ossos e dentes do bebê.

2. Couve, espinafre ou brócolis: O ácido fólico é um tipo essencial de vitamina B não produzido pelo organismo e só pode ser obtido através da alimentação. Durante a gestação, a deficiência deste nutriente está associada a problemas de formação neurológica.

3. Carne ou ovos: Gestantes devem ingerir cerca de 60 g de proteínas por dia. Ervilhas, grão-de-bico, nozes, leite e derivados também são boas fontes.

4. Feijão, castanha ou carne vermelha: Ricos em ferro, estes alimentos evitam a anemia durante a gravidez e complicações no parto. 

5. Carboidratos: Eles fornecem as calorias adicionais de que a grávida necessita. Pães, cereais, arroz, massas, batata e frutas são boas fontes de carboidrato.

Gravidinhas, como está a sua saúde? Cuidar de você é um processo que deve começar o quanto antes. Uma boa alimentação agora certamente vai refletir em uma vida saudável. Nunca é tarde demais para começar a consumir alimentos que trazem benefícios para seu organismo. E quem sabe quando a vida retornar ao normal após pandemia, aquele projeto de caminhada não saia do papel?