Imagem capa - Os benefícios e a nostalgia dos jogos eletrônicos por Karina Ferreira Frias

Os benefícios e a nostalgia dos jogos eletrônicos

O que pode ser uma dor de cabeça para os pais, na verdade pode ser algo muito positivo para as crianças. O videogame não é um vilão. Pelo contrário. Pode ser um grande aliado na educação e no desenvolvimento dos filhos. Mas é claro, tudo com o bom senso, regras estabelecidas e o acompanhamento dos responsáveis. E quem sabe jogar uma partidinha junto?

Brincar na rua é importante e cria laços de amizades entre as crianças que podem durar para a vida toda. Exercícios físicos colaboram para o desenvolvimento dos nossos filhos. E os jogos eletrônicos também podem fazer parte desta lista de aliados. Mas é preciso ficar atento as indicações etárias e ao estilo dos games.

Jogos de estratégias auxiliam para que as crianças apresentem habilidades de concentração, por exemplo. Seguir regras estabelecidas pelo próprio game ajuda para que nosso filho pense com cuidado e antecedência os movimentos. Durante uma partida o cérebro recebe estímulos visuais e de áudio. Quem joga com maior frequência também desenvolve com mais rapidez o processamento desses estímulos.

Em tempos de pandemia, outro fator positivo é criar amigos de todas as partes. Jogos de cooperação, de formação de um time para atuar em um objetivo comum são importantes para ter noções de sociedade e conviver em comunidade. Respeitando hierarquias e cumprindo metas e tendo responsabilidade para cumprir junto aos amigos.

No nosso espaço temos um cenário temático do Super Mário Bros. Um jogo desenvolvido pela empresa japonesa Nintendo e que ganhou fama mundial. O lançamento do primeiro jogo foi em 1985. Desde então o simpático e bigodudo encanador e seus amigos se tornaram símbolos da indústria pop no mundo todo. Que tal passar por aqui e tirar algumas fotos dos filhos de Mário, Luigi ou Princesa Peach? E não é apenas para os babys. Papai e mamãe podem participar e sentir um gostinho da infância.