Imagem capa - O QUE É FOTOGRAFIA LIFESTYLE? por Karina Ferreira Frias

O QUE É FOTOGRAFIA LIFESTYLE?

A fotografia lifestyle tem como intenção principal registrar o que tem de mais verdadeiro numa cena e momento. Existe sim uma “direção”, uma escolha da locação que tenha a ver com os fotografados, ver a posição pra ficar melhor com a luz, mas o que queremos capturar são sentimentos e expressões que são típicos daquela pessoa/família que estamos fotografando, algo que seja bem o jeitinho da família que tá ali sendo retratada.

Em um ensaio de bebê, por exemplo, em um acompanhamento, tudo o que a gente mais quer registrar é o que o bebê desenvolveu e aprendeu naquele mês. Em um ele aprendeu a ficar de bruços, outro mês aprendeu a bater palminha, ou mandar beijo, fazer bichinho, dar língua, botar o pé na boca, o jeito como ele gargalha, a roupinha que cabe nele naquele mês. Essas coisas, sabe? Mas registrar tudo isso em um local que tenha importância para a família, quase sempre, dentro da própria casa.

Na tradução ao pé da letra do inglês para o português, lifestyle quer dizer “estilo de vida.” Então é isso que precisa ser o objetivo trabalhando com essa fotografia: registrar o estilo de vida daquelas pessoas que estão ali, fotografar ações mais cotidianas, que eles gostam e tem tudo a ver com eles naquele momento da vida.

É conversar antes do ensaio e entender o que o cliente gosta de fazer, seus hábitos. As fotos precisam falar sobre a/as pessoas, tem que contar uma história. A fotografia lifestyle tem sim uma característica tradicional: o registro do cotidiano, mas misturado com um estilo mais moderno das fotos, menos clássico e nada posado ou produzido. Na fotografia lifestyle, o principal objetivo é passar para as nossas fotos a energia das pessoas, deixar guardado um sentimento, contar a história de uma fase da vida deles e você só consegue captar isso permitindo que as pessoas ajam naturalmente, esquecendo de poses e padrões e sendo simplesmente elas mesmas. É observar mais os detalhes! O ambiente das fotos principalmente quando for em casa, prestar mais atenção no jeito das pessoas.

Isso vai trazer muito mais sentimento e verdade para as fotos e são detalhes você não espera que o fotógrafo note (mas a gente nota sim, TUDO!). Afinal, cada família tem seu jeito, suas expressões e brincadeiras próprias, então você nunca um ensaio será igual ao outro, porque as pessoas não são iguais umas às outras quando são elas mesmas.

É um trabalho especial, com registros especiais de momentos valiosos: vividos em família! <3